Skip to content

Música pro Consultório – 808s & Heartbreak (Kanye West)

22/10/2010

A dica musical de hoje é de um cantor super ‘escroto’. Mas devemos dar crédito onde o crédito é merecido: Kanye West fez, na minha opinião, um dos melhores álbuns que ouvi em 2008: 808s & Heartbreak. E claro, se estou falando dele aqui, um álbum MUITO bom pra tocar no consultório!

Kanye já é conhecido de muitos. Ele fez sua fama como produtor musical antes de virar cantor. Produziu músicas consagradas de vários rappers e cantores de hip hop e em 2004 lançou seu primeiro álbum solo. Seus discos geralmente são bastante aclamados pela crítica musical, apesar de seu temperamento difícil. O ‘escroto’ que mencionei acima não é exagero: o cara é conhecido por ser um poço de prepotência. Inclusive, sendo o protagonista daquele episódio vergonhoso do VMA de 2009, onde ele interrompeu o discurso da ganhadora Taylor Swift pra dizer que preferia outra vencedora no lugar dela.

808’s & Heartbreak é o 4° álbum de Kanye West e é bem diferente do que ele costuma fazer. A maior parte das músicas é cantada ao invés de falada naquela forma do rap. As canções trazem uma dose bem razoável de melancolia, tanto nas letras quanto nas melodias, explicada pelo fato de Kanye ter concebido o álbum depois de grandes tribulações (incluindo a morte de sua mãe).

Musicalmente, a idéia do álbum era de fazer canções carregadas de Auto-Tune (um dispositivo que altera a voz, deixando-a meio eletrônica – todas as canções do disco têm auto-tune, declaradamente), e um tipo de compositor de ritmos chamado Roland TR-808, muito usado no final da década de 80 pra compor demos pra dj’s. Algumas faixas têm esse toque bem sutil de coisa antiga, misturado com a voz quase robótica e vários arranjos de música tribal. O resultado é EXCELENTE, nmho.

“Se a primavera pudesse levar a neve embora / será que derreteriam juntos todos os nossos erros? / Memórias criadas no mais frio dos invernos..”

Difícil escolher as melhores pra indicar.. todas são perfeitas pra tocar enquanto se trabalha. Tem a Say You Will que é em grande parte instrumental ou com o som de um coro de vozes.. Tem a Paranoid, a Heartless, e a Love Lockdown que eu amo, amo e amo! É isso aí, enjoy.

.

Você também poderá gostar destes posts:

.

Música pro Consultório – Play (Moby)

.

Música pro Consultório – Hopes and Fears (Keane)

.

Música pro Consultório – Liberta-me (Heloisa Rosa)

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: