Skip to content

Ser Dentista e Ser Canhoto

16/09/2010

Há uma semana atrás, no Reino Unido, um dentista foi acusado por algumas de suas pacientes de cometer abuso sexual durante o atendimento. O Dr. Peter Wesolowski, de 53 anos, teria feito propostas indecentes para suas clientes, apalpado uma delas e ‘encostado demais’ na hora de pegar os instrumentais.

Dr. Octopus McStupid respondeu as acusações dizendo sabe o que?? Que é canhoto! Putz, sério?!

Segundo ele, seu consultório não é equipado para uma pessoa que trabalha com a mão esquerda. O instrumental fica do lado oposto do paciente, tendo ele que se deslocar ‘por cima do paciente’ para alcançar o material de trabalho. Bom, num lugar onde os dentistas particulares chegam a ganhar 300.000 Libras por ano, segundo o jornal Daily Mail, é de se espantar que o consultório do Dr. Dumb Ass Moron não seja adaptado para um canhoto.

Ser canhoto na Odontologia é realmente um pouco chato. Não que eu seja, eu sou destro, mas minha dupla de faculdade era canhota, e eu acompanhava sua batalha nos equipos da faculdade! Na instituição onde me formei não havia uma clínica sequer, com um equipo sequer adaptado para quem atende com a mão esquerda. E não que minha faculdade fosse pior que as outras, mas pelo que já conversei com outros colegas de profissão, isso é comum entre as universidades, pelo menos as federais.

Quando se tem um consultório particular, o profissional precisa avisar ao revendedor do equipo que é canhoto, e programar a montagem do equipamento na posição adaptada. Do contrário, o dentista precisa trabalhar do lado da cuspideira, dificultando o manejo do instrumental e o acesso até o paciente.

 

Eu e minha dupla querida no 4° período!

Minha dupla de faculdade.. coitada dela! Foram várias histórias engraçadas envolvendo sua “canhotice”! Nas primeiras clínicas de dentística, atendíamos em dupla. O primeiro paciente era atendido por mim enquanto ela me auxiliava, e o próximo paciente o contrário. Todas as duplas trocavam de lugar, na hora de mudar de paciente. Mas nós não! Pelo fato de ela ser canhota, independente de ela estar atendendo ou me auxiliando, ela sempre estava do lado da cuspideira. Certa vez o professor achou que estávamos nos 2 horários atendendo o mesmo paciente, pois não havíamos trocado de posição como o resto das duplas. Quem pagou o pato fui eu, que levei A bronca, antes do  professor entender o que acontecia: “VOCÊS AINDA ESTÃO COM O MESMO PACIENTE?? VOCÊ ESTÁ ATRASANDO SUA DUPLA!!”

 

Nos formamos e minha querida dupla foi trabalhar em uma clínica. Equipo adaptado? Que nada, lá está ela de novo do lado da cuspideira..!

Algum dentista que me lê neste momento é canhoto?! Encontra alguma dificuldade no atendimento? Se sim, fique a vontade pra dividir com a gente nos comentários. 🙂

.

Você também poderá gostar destes posts:

.

O Dentista Entrevista: Debora Lemos

.

Fecha-se Um Ciclo..

.

Vamo$ Ficar Contente$

5 Comentários leave one →
  1. 16/09/2010 19:45

    Na Ufes tb não tem equipo pra canhoto. Minha dupla tb era canhota, daí a gente brigava direto pq quando eu auxiliava ela com o sugador, ela tapava todo o rosto do paciente com a mão esquerda e eu não enxergava onde que tava indo o sugador… Daí ela brigava comigo qd tava de tpm pra eu colocar o sugador no lugar certo, mas ela tapava a cara tooooda do sujeito. Pq tipo, ela atendia no lado normal que a gente atende e se embananava toda. Ela era conhecida na facul como “a estressada da tmp”, então qq coisa era fight. kkkkkkk.

    • 16/09/2010 19:47

      Hahahah! Então, minha dupla variava! Às vezes ficava do lado da cuspideira, às vezes ficava do lado certo. Mas qnd ela ficava do lado certo também acontecia essa confusão, e no fim ela acabava mudando de lugar!!

  2. Nathalia permalink
    28/10/2010 1:42

    Passo por isso na faculdade! É uma situação horrivel. Acho que a pior parte é ficar ao lado da cuspideira e ser confudida com a mesma. Isso quase me aconteceu quando eu fazia clinica de perio! Outra coisa super chata é pegar o instrumental. Sempre encontamos no paciente. Situação desagradavel. Durante as clinicas estou tentando me tornar ambidestra, mas é dificil! Meu sonho seria ver um equipo proprio pra canhoto na faculdade. Dificil, né!? Paciencia!

  3. franciline permalink
    27/11/2011 17:05

    Formei recentimente e passei pela mesma situação.Ou melhor passo.Estou muito cansada,pois os consultorios que eu atendo não são adaptados.

  4. Rita permalink
    16/06/2013 10:08

    Minha filha é canhota e faz odonto em Faculdade Estadual, está muito triste com dificuldades,gostaria muito que tivesse equipo adaptado nas faculdades.

Deixe um comentário

