Skip to content

Tenho medo dos dentistas.. da TV!

02/09/2010

Infelizmente, a realidade é triste e é essa: Se você não tem medo de dentista, você conhece alguém que tenha.

Sabe aquela criança que tá gritando horrores na cadeira e fazendo com que todos os pacientes da sala de espera corram por suas vidas?? Ela tá com medo de dentista!

Sabe aquele cara fortão cabra macho que entra com peito de pombo no consultório e quando ouve o “barulhinho do motor” começa a abrir a boca pra chorar?? Ele tá com medo de dentista!

Sabe aquela adolescente chata que reclama muito e segura a mão do doutor na hora da anestesia mas tem a língua e os beiços todos furados com piercing?? Ela tá com frescura.. e um pouquinho de medo de dentista também!

Mas por que tanto medo? Por que crianças que nunca fizeram uma consulta já chegam morrendo de medo dos pobres odontólogos? As causas são muitas, desde a histórias que ouvem os adultos contar, a traumas com outros profissionais de saúde, e a programas que assistem na televisão!

Quer exemplos? Aqui vão alguns, inspirados no post “Lisa Needs Braces” do blog Medo de Dentista!

Em programas de humor:

É, o problema já é antigo! A série de curtas com o Gordo e o Magro fez muito sucesso nas décadas de 30 e 40, e desde então o dentista já é retratado de forma “monstruosa”! Neste episódio o Magro precisa se submeter a um tratamento dentário, mas está com medo. O Gordo tenta acalmá-lo e diz que “não há o que temer”, pra em seguida sons de serras e coisas sendo destruídas saírem de dentro do consultório. O dentista é um personagem cruel, que traz dor e sofrimento ao invés de alívio e solução.


Encontrei mais de uma esquete dos Trapalhões envolvendo o terror de ir ao dentista. Nessa, Didi Mocó representa um profissional despreparado, que não sabe como cuidar do paciente e acaba amedrontando o mesmo. Tá vendo por que o Zacarias usava dentadura?!

São muitas. São INÚMERAS Pegadinhas do malandro envolvendo a odontologia! É só procurar no You Tube! Todas relacionam o medo e a insegurança, sentimentos sempre negativos sendo ligados ao profissional. Seja um dentista cego, como o caso acima, seja um dentista procurado pela polícia, seja um dentista com moto-serra, enfim, todas elas abusam do estereótipo do Dr. Assustador.

Em seriados infantis:

No seriado da Disney Channel “As Visões da Raven“, o personagem Cory, uma criança, precisa ir ao dentista mas está morrendo de medo. Sua irmã tenta encorajá-lo e vai com ele até a consulta. Chegando lá, quem fica com medo do profissional é ela, e os dois personagens aprontam todas no consultório pra tentar impedir o atendimento.

E até ela tem medo do dentista! Hanna Montana, o seriado infantil mais adorado até onde eu sabia, mostra um odontólogo nada convencional em um dos episódios. O profissional odeia crianças e não tem psicologia nenhuma pra atender a paciente amedrontada. Por fim, quando ela consegue fugir da cadeira, ele comemora o fato de não precisar mais convencê-la a se consultar. Olha a mensagem que isso passa pras nossas crianças! tsc tsc.

Em desenhos animados:

A prova cabal de que (alguns dos) nossos pacientes odontopediátricos nos odeiam por causa do que assistem na TV. Ao invés de mostrar o dentista como um cara bacana e que só tem a ajudar, nesse episódio do desenho animado A Vaca e o Frango, o vilão da história é o Ortodontista! Ele coloca, por maldade, aparelhos horrorosos em todos da população, e o pior: os protagonistas são ridicularizados pelos colegas da escola por estarem usando aparelho ortodôntico. #Oremos

O último vídeo é forte. Muito forte! Trata-se de um desenho animado que, confesso, eu adoro! Mas que levou o medo do dentista às últimas consequências! Se os “fofinhos” do Happy Tree Friends promovem massacres com os objetos mais inofensivos do mundo, um episódio envolvendo um atendimento odontológico é um prato cheio pras mentes sádicas de quem produz esse desenho… adorável!

Moral da história: Fazer humor é muito bom. Mas perceber que inúmeras pessoas deixam de ir ao dentista por causa da cultura do medo que a mídia retrata, não é legal não.

Desligue a TV e vá ler um livro (na sala de espera do seu Dentista!) 😀

.

“Este post está concorrendo no 1° Concurso ‘Blog Medo de Dentista’, em http://www.medodedentista.com.br

.

Você também poderá gostar destes posts:

.

Personagem da Semana – O Dentista do TSE

.

Personagem da Semana – O Ratinho do Castelo

.

We Always Need More V!

4 Comentários leave one →
  1. 05/09/2010 20:34

    Já passei por horrores no dentista! Minha mãe sempre fala e eu tenho uma vaga lembrança disso…
    Minha mãe correu atrás de uma Odontopediatra que me fizesse um canal que eu morria de dores… Daí minha mãe me levou em uma, quando entrei aquele motorzinho, o cheiro me tirou do sério, e como criança, não tinha outra alternativa de não chorar! Chorei muito mesmo!!!!! Ai ela (odontopediatra) veio me contando uma história de um crocodilo
    que fica com a boca bem aberta, (que era para eu fazer igual). Ou seja, ela conseguiu fazer o tratamento, e eu sai dormindo no colo do meu pai!
    E hoje, não tenho medo de dentista.. afinal das contas criei um elo com eles. E tudo que mais quero agora, é me juntar a eles, como dentista tbm… e como Odontopediatra!
    Bjão

  2. 07/09/2010 12:02

    Victor, deve ser cultural mesmo. Eu bato no peito pra dizer que nunca tive medo de dentista. Fui uma criança brava! ahaaha Mas até hoje não entendo o temor da cadeirinha, do barulho do motor…

Deixe um comentário

