Skip to content

Personagem da Semana – O Dentista do TSE

01/09/2010

O personagem dessa semana já deu muito o que falar durante os últimos dias na comunidade odontológica. Trata-se do “falso Dentista” da propaganda que o Tribunal Superior Eleitoral lançou para as eleições desse ano.

No vídeo, uma paciente vai se consultar com um dentista e, ao aguardar o atendimento, assiste na televisão que o profissional está sendo procurado pela polícia por, na verdade, não ser dentista coisa nenhuma. O Dr. Assustador da Silva Louco chega no consultório com maquiagem de zumbi e uma seringa enorme na mão, aterrorizando a pobre moça. No final das contas, a paciente só tinha caído no sono um pouquinho, por que tava passando o novo TV Xuxa na televisão (inventei essa última parte!).

A campanha publicitária tinha o propósito de alertar a população quanto ao voto consciente, mostrando que precisam conhecer os políticos antes de elegê-los aos cargos públicos, da mesma maneira que se pesquisa sobre a reputação de um médico ou dentista antes de ir se consultar. A princípio a propaganda é até meio engraçadinha mesmo, mas… o Conselho de Odontologia de São Paulo não achou graça nenhuma.

Segue trecho da nota à imprensa que o Conselho divulgou dias atrás:

Com a intenção de informar a população para o voto consciente nas próximas eleições, a agência de publicidade responsável pela criação da propaganda retratou o cirurgião-dentista de maneira inadequada e ofensiva.

O exemplo escolhido compromete a educação da população no que diz respeito à importância da prevenção e dos cuidados com a saúde bucal. Ao estigmatizar a figura do CD como um profissional que provoca medo nos pacientes, a propaganda desestimula a busca dessas ações, por parte da sociedade. Os efeitos são especialmente nocivos entre a população infantil, causando prejuízos psicológicos em relação ao tratamento odontológico.

O conteúdo também reforça uma visão deturpada da categoria profissional, podendo induzir a população a acreditar que existam cirurgiões-dentistas atuando na ilegalidade. O CROSP e demais Conselhos Regionais de Odontologia do país têm sido incansáveis na apuração e na punição ao falso exercício profissional.

O TSE considerou o apelo da classe odontológica e ontem, dia 31 de Agosto, retirou a propaganda do ar.

#EpicFail: Além da propaganda do TSE ter causado todo esse repúdio da parte dos dentistas, ela ainda não está conseguindo atingir a meta inicial. Afinal, a candidata à presidência que assinou seu programa de governo sem ler, e que acha que “discutir o futuro governo é um desrespeito à população” continua subindo nas pesquisas……

Vídeo causador de discórdias, abaixo:

.

Você também poderá gostar destes posts:

.

Personagem da Semana – The Cashman

.

O Dentista Entrevista: Debora Lemos

.

Minha Fada foi Magrinha..

 

Anúncios
6 Comentários leave one →
  1. 01/09/2010 0:24

    Esse eu não tinha visto. Mas é verdade… a Odontologia só aparece na tv, em filmes ou em qq lugar dessa forma assustadora. E as crianças guardam tudo na mente…

  2. 01/09/2010 9:43

    É… tá dando o que falar o doutor-zumbi-com-uma-seringa-enorme-assustador-do-tse… o bom é que agora, se quiser ver, só no You Tube! (e nos nossos blogs, claro)… 🙂 Já linkei o seu post lá no meu. 🙂 http://www.medodedentista.com.br/2010/08/o-falso-dentista-do-tse.html

  3. Larissa permalink
    01/09/2010 20:33

    Adorei o blog! Muito criativo e divertido!! E relação a essa propaganda..putz!!!!Nem acreditei quando vi, já imaginei o resultado: muito controle de comportamento…rsrs
    Ainda bem que já tiraram do ar!! rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: