Skip to content

O Milagre do Dente de Ouro

11/08/2010

…..E agora já podemos trocar o nome desse blog para “Blog Oficial do Dente de Ouro“. Sério, já é a quarta vez que falo sobre isso! Mas estava eu, dias atrás, navegando pela web e me deparei com uma história… surreal. Não tem como, pra mim, deixar de comentar sobre isso no blog, já que o assunto envolve tanto minha profissão, quanto minha fé (sou cristão evangélico).

 

Fiéis exibem dentes tornados em "ouro"

Eis que algo, pra mim inimaginável, vem acontecendo entre algumas igrejas evangélicas: Durante momentos fervorosos de oração e intercessão, restaurações, outrora de amálgama de prata, se transformam em restaurações de ouro. Talvez isso não seja novidade alguma pra muitos que estão me lendo agora, mas preciso confessar que jamais tinha ouvido falar nesse tipo de coisa, e que fiquei espantado com a criatividade de determinados “líderes religiosos”.

Pelo que andei lendo, o fenômeno nem mesmo teve início numa igreja protestante, mas sim num centro de macumba, em 1985. A mãe-de-santo Guilhermina de Morais Rocha teria sido a primeira agraciada pelo milagre, presente de um Orixá ou algo desse tipo, e seguida por vários outros pais-de-santo. Sabe-se lá como, o tal milagre começou a ocorrer dentro de templos evangélicos de 92 até os dias de hoje.

O fenômeno tem dividido os protestantes, já que muitos acreditam piamente nos acontecimentos, enquanto outros acham que tudo não passa de balela. Os cristãos do #TeamDentedeOuro acreditam que estão em um nível superior de relacionamento com Deus. Os que são #TeamThisIsABullshit acreditam que Deus jamais colocaria entre seus fiéis algo que gerasse algum tipo de discórdia.

Odontologicamente falando (hehe), restaurações em ouro não são mais, e há muito tempo, a primeira opção quando restauramos um elemento. Além de não serem estéticas, há tipos de cerâmicas que proporcionam um trabalho mais bonito e de elevada resistência. Ou seja, o milagre do dente de ouro está muito atrasado em relação às técnicas atuais de primeira escolha dos dentistas em geral. Se Deus quiser restaurar miraculosamente o dente de um de seus fiéis, tenho certeza que não será caro pra ele fazer isso com a obra-prima que Ele mesmo criou: Esmalte Dentário!!!

Num artigo publicado pela revista cristã Ultimato de julho de 93, um dentista evangélico e sua equipe examinaram vários fiéis que se diziam alcançados pelo dito milagre. Em 90% dos casos foi possível provar que não houve magia alguma, já que as restaurações pareciam ser antigas o suficiente para estarem ali muito antes do dia do ocorrido, e mais: A maioria nem era de ouro mesmo, e sim de Duracast, uma liga de cobre e alumínio que também é amarelada.

Se você está pensando em comentar, logo abaixo desse post, desabafando toda sua revolta sobre os “líderes malandros que enganam os fiéis com histórias ridículas como essa”, eu peço: contenha-se! Tenho o pensamento de que sempre se discute política, religião e futebol com muita delicadeza!! Há que se respeitar cada um na maneira como pensa, vive, e em que acredita.

Eu como cristão evangélico não acredito em tal fenômeno e fico entristecido sempre que modismos e fundamentalismos de igrejas ou instituições separam as pessoas do verdadeiro ideal: Amar a Deus sobre todas as coisas, e ponto.

.

Você também gostará de:

.

Meu Sorriso Dourado

.

Personagem da Semana – The Cashman

.

Dou-lhe uma, dou-lhe duas.. Vendido!

11 Comentários leave one →
  1. Paulo Nunes Schuina permalink
    11/08/2010 13:45

    O tal “milagre” é relamente antigo. É um dos modismo que surgiu no meio evangélico iludindo alguns, infelizmente. Bom artigo! Esclrecedor. Parabéns!

  2. 11/08/2010 14:07

    Deus pode transformar amálgama em ouro? Pode. Ele faria isso? Não vejo motivo, mas Ele é soberano e “quem sou eu” pra questionar. A questão é: se Deus estivesse transformando ouro em amálgama (que em termos de “milagre” dá na mesma, não?!) teria tanta gente maravilhada? Haveria, sim, filas enormes no PROCON divino…

    Nesse “nível superior de relacionamento com Deus” eu não quero estar. Em Jesus.

  3. 12/08/2010 19:16

    Nunca tinha ouvido falar nesse tal milagre. Mas concordo com vc… Deus não trocaria por ouro, mas sim por um dente hígido 🙂 hihi

  4. 12/08/2010 19:35

    Gostei do artigo, especialmente porque você deixou claro que existem sim os falsos cristãos e os cristãos sérios. Não que Deus não faça milagres, longe disso.
    Temos Fé e somos servos de Deus, e não otários.

  5. 17/08/2010 11:43

    Concordo plenamente com vc, Schu. Existe mta falcatrua no nosso meio. O importante é tentar distinguir esses falsos e manter o foco, que é Jesus.

    Parabéns!!

    Bjoooo

  6. Pietro Ogliari permalink
    30/11/2011 12:31

    Os feiticeiros de faraó transformaram suas varas em cobras, vais dizer agora que por causa disso, o fato da vara de Moisés se transformar em cobra é uma mentira?

    Deus faz oque quiser e quando quiser, ele não vai deixar de fazer só porque acontece na macumba! Ele não é ignorante e preconceituoso queném tu!

  7. Romney permalink
    15/06/2012 12:06

    Poxa, entendo as posições, mas vi isso acontecendo jutamente com surdos ouvindo e paraliticos andando. Fenomenos do tipo aconteceram entre a igreja nos anos 60 e 70.
    Mas Deus faz o que ele quiser, só não acontece com quem não acredita.

  8. Rafael Rocha permalink
    15/06/2012 15:38

    Amados, engraçado, pois eu também não acreditava até ver isso acontecer na boca do meu pai há umas semanas atrás, mesmo assim questionei o por que disso, falei que Deus tem coisa mais importante pra fazer do que dar dente de ouro e fui confrontado por algumas pessoas e elas me disseram que Deus faz isso pelo simples motivo de renovar e restaurar a fé das pessoas, então nem todos são charlatões.

  9. 19/04/2013 0:08

    Assim minha colocação é que tudo que se passa na igreja nesses últimos tempos é pastores querende fazer a parte que cabe só a Deus Espirito Santo fazer, convencer o homem do pecado. ai Fica esses homens carnais inventando historias abi surdas para atrair fieis a igreja.
    E para aqueles que pensam que dentes de ouro é verdade- qual o real proposito de Deus fazer isso? colocar dentes de ouro na boca se quando nossa carne morre não levaríamos esses dentes.

  10. Lilian permalink
    12/05/2013 20:24

    Quero registrar que diversas pessoas da minha igreja (Assembléia de Deus – Min Belém) há cerca de 20 anos receberam dentes ou obturações de ouro, e como eu era criança na época, pedi para ver todos…. Eu creio neste milagre, e vivenciei isso. Não houve qualquer campanha para que isso acontecesse… Simplesmente as pessoas foram descobrindo que seus dentes ou obturações tinham se tornado de ouro… Tenho certeza de que se trata de um milagre, e milagres são divinos… não tem explicação.

Trackbacks

  1. O Sorriso do Dia – Lea Michele « Doctor Victor

Deixe um comentário

