Skip to content

Cirurgia Ortognática

07/07/2010

A Odontologia possui uma característica interessante, que é a de conseguir agradar a vários tipos diferentes de pessoas, profissionalmente falando. O que quero dizer é que há uma gama de especialidades tão grande e variada, que acontece de um cirurgião dentista amar intensamente certa especialidade enquanto não suporta realizar uma outra! Isso dentro de uma mesma e única profissão!

Sendo assim, podemos encontrar dentistas nos mais variados locais de atuação, como dentro de empresas, em necrotérios realizando perícias, em laboratórios realizando pesquisas, e também infiltrados em centros cirúrgicos de hospitais realizando cirurgias de altíssima complexidade.

Tendo dito que a odontologia consegue ser assim tão variada, me permito dizer que há uma especialidade em particular que, digamos.. não é das minhas preferidas! Trata-se da Cirurgia Buco Maxilo Facial (CBMF). Passei pelas duas disciplinas oferecidas pelo meu curso nessa área me dedicando a ela e estudando bastante, até mesmo pela complexidade do conteúdo, mas confesso, desejando muito que acabasse logo!

Quando enfim, a duas aulas da disciplina encerrar, tive a oportunidade de estudar a Cirurgia Ortognática, e taí uma coisa que me fascinou na CBMF! Não que eu já não tivesse ouvido falar nela, aliás tinha e muito, mas entender o mecanismo, o processo de análise facial e ver todas aquelas fotos de “antes e depois” foi muito bom!

Pra quem não sabe ou conhece, Cirurgia Ortognática é o prodecimento cirúrgico realizado por um dentista naquelas pessoas insatisfeitas com seu perfil facial, por terem queixo demais, queixo de menos, sorriso gengival muito exagerado, dentre outros. Muitos pacientes optam pela cirurgia por apresentarem dificuldades na mastigação ou respiração, outros fazem como forma de melhorar a estética. O tratamento sempre é feito acompanhado por um ortodontista e muitas vezes indicado por ele. É impressionante como esse procedimento pode melhorar a vida de uma pessoa, seja sua respiração, sua mastigação, sua aparência e auto-estima. Mandíbulas são avançadas, recuadas, maxilas giradas, e todos os pacientes ficam muito mais bonitos do que chegaram! (claro, com todas as infelizes exceções).

Antes e depois! (fonte da foto)

O mais interessante dessa história toda foi o que vou contar agora. No mesmo dia que terminei de fazer uma prova sobre esse assunto na faculdade, naveguei na internet e ao digitar o tema no Google, eis que me deparo com um blog muito bacana. O diário de uma paciente que havia feito uma cirurgia ortognática há poucos meses atrás. No site, Rosângela, que sofria de um excesso vertical de maxila muito aparente e deficiência antero-posterior de mandíbula, relata todo o processo de recuperação do pós-operatório, além de esclarecer dúvidas de outras pessoas que têm interesse em também se submeter ao procedimento.

Rosângela e seu Blog

Eu achei muito legal a idéia da Rosângela e já a adicionei entre meus Blog Buddies ali ao lado (lista que eu espero que cresça um pouco mais!) pra continuar acompanhando sua recuperação!

Só o que me resta agora é acabar com a horrível, porém inevitável, mania de analisar o perfil facial de qualquer pessoa que passe pela minha frente! Do mesmo jeito que analisava a cor dos dentes de todos depois de fazer dentística.. ou o alinhamento depois de fazer orto.. e etc….. ;-P

.

Você também gostará de:

.

O Dentista Entrevista: Debora Lemos

.

O Sorriso do Dia – Jessica Simpson

.

A Lista de Preocupações

10 Comentários leave one →
  1. 07/07/2010 20:25

    Bem-vindo ao clube!

    : )

  2. 07/07/2010 22:18

    Adorei! Você será a minha fonte nos assuntos odontológicos, schu!
    Você fala e escreve super bem!
    🙂
    Beijos,

    Kelly Kalle

  3. Rosângela permalink
    08/07/2010 22:35

    Olá Victor
    Estou aqui, aceitando seu convite e retribuindo a visita. Seu blog está muito legal. E você escreve muito bem, parabéns!
    Continuarei atualizando a todos. Agora apenas faço post uma vez por mês contando as últimas novidades já que ainda me considero em recuperação. Mas independente das postagens, responderei a todos que me procurarem e agradeço a sua divulgação. Bjos e sucesso!!!

  4. Cir. Ortognática permalink
    09/07/2010 19:36

    Olá, Boa noite!

    Achei legal a informação, já que este tipo de assunto quase nunca é abordado. Parabéns…

    Quero aproveitar, para deixar meu twitter: http://www.twitter.com/cirortognatica para ajudar também as pessoas com dúvidas… eu tenho este problema e vou passar por uma cirurgia este mês ou no máx em Agosto, e qro postar tudo o que irei passar!

    Obrigada pela oportunidade!

    • 09/07/2010 21:27

      Obrigado! E que bom receber seu recado.
      Muito legal você também querer dividir o seu quadro. Me conta quando começar as postagens e divulgo aqui também!
      Boa cirurgia e que tudo corra bem!

  5. 18/07/2010 15:12

    Não tinha lido esse post! Bem bacana! Como dizem, dentista tem mania de olhar diretamente para a boca e não para os olhos. Infelizmente é inevitável…
    Abraço!

  6. 20/08/2010 21:47

    Oi Victor, post antigo mas me lembrei dele! Ainda não tinha parado para ler…
    Minha amiga vai fazer essa cirurgia, mas só que vi muitos casos sobre insatisfação do queixo, (por ser comprido e tal..) mas o dela é a bochecha. Uma é maior que a outra…
    Ela pareceu comigo quando extrai o siso!! rs
    Enfim, então se ela for corrigir a bochecha então é uma Cirurgia Ortognática?
    O dentista dela é CBMF.

    Tem alguma coisa a ver?

    ATT, beijinhos JU.

    • 21/08/2010 14:03

      Bom, não sei Ju, não deu pra entender muito bem o que ela vai operar exatamente.. Mas cirurgias que envolvam a face / ossos da face são feitas pelo CBMF mesmo.
      Ortognática é feita não só quando a mandíbula está em excesso ou deficiência, mas também quando o terço médio da face (a região das maçãs do rosto) também está em excesso ou deficiência. Pode ser esse o caso dela.
      Bjus!

  7. sueli permalink
    21/03/2013 19:22

    Gostaria muito de achar um profissional bom tenho q fazer s cirurgia ortognatica urgente

Deixe um comentário

